INGLÊS 2, LINDAS EXPERIÊNCIAS

     De longe, essa foi a disciplina do segundo semestre de 2018 que me tirou da minha zona de conforto! Fiz algumas coisas que nunca imaginei que fosse ter coragem para fazer em sala de aula e isso só fez somar ao meu perfil acadêmico. É importante ressaltar que Inglês 2 teve um salto de qualidade muito grande se comparado à Ingles 1 do primeiro semestre de 2018, as professoras não foram a mesma, talvez possa ter sido por conta desse fato. Quem pegou as rédeas dessa vez foi a professora Lidia Alcantara. Nós ja a conhecíamos, pois ela ministrou a disciplina Fundamentos da Teoria Literária no primeiro semestre, apesar da professora aparentar gostar muito da área da literatura, a turma não pôde se beneficiar disso, uma vez que houve vários momentos que ficamos sem aula, ora por causa da chuva ora por causa de feriados. Porém, nem tudo tava perdido. A professora voltou e mostrou o que não pôde mostrar inteiramente: as suas habilidades de professora competente.
     É importante lembrar que Ingles 2 é a matéria essencial do curso, então ela precisa ser feita com bastante atenção tanto da professsora quanto dos próprios alunos, e isso pôde ser percebido ao longo dos meses. Dentre várias atividades que fizemos irei ressaltar 3. A primeira que ficou marcada entre a turma foi os diálogos em grupos em que toda aula eram realizados. Isso foi ótimo para turma pois a fala era o alvo principal, assim alguns colegas puderam aperfeiçoar o speaking e perceber equívocos na pronúcia muito bem detequitados pela professora, além de criar laços sociais entre a turma, apesar de todos já se conhecerem mais que interação social sempre é bem vinda quando se trata de "aprender língua estrangeira". 
     A segunda atividade marcante, talvez mais pra mim do que para os demais, foi quando estávamos aprendendo sobre past perfect e a professora escolheu uma música da Celine Dion para ajudar na compreenssão do assunto. A canção escolhida foi Because You loved Me, um clássico dos anos 90 e quando estávamos para terminar a atividade, a professora pediu que cada um lê-se um trecho da faixa, quando chegou na minha vez, um impusso me veio e decidir cantar a minha parte ao invés de apenas ler, além disso decicidir ir à frente e cantar para todos. Bom, até hoje não entendo porque fiz isso, uma vez que não sei cantar bem, provavelmente seja por causa do clima de conforto que a sala me passa, mais precisamente meus amigos e sem sombra de dúvidas o curso em si, sem contar que eu não sou mais tão tímido como antes, o teatro pacataca que participei no primeiro semestre de 2018 foi um divisor de aguas na minha timidez, graças a isso também que hoje tenho mais coragem quando se trata de "enfrentar um público". Posso dizer também que essa música mexeu com meus sentimentos..sim eu admito, eu sou um apaixonado rsrs meio bobo às vezes..
      A terceira e ultima atividade, porém a não menos importante foi a nossa  avaliação final: Oral Test. Nessa, sabiamente, a professora Lídia deixou em aberto o assunto que cada um iria falar sobre. Com isso, a turma logo demonstrou interesse em realizar a atividade, pois falar em inglês requer grande esforço cognitivo, mas quando se trata de falar algo do nosso gosto pessoal, então se torna mais fácil de lidar. Eu decidir falar sobre a minha favorite band ever Coldplay. Eu fiquei pensando em tudo o que aprendi no primeiro semestre com a disciplina "Aprender a Aprender" para fazer da minha apresentação algo interessante, onde a turma pudesse interagir com a minha apresentação, pois, caso contrário, tudo se tornaria cansativo e muitos perderiam a atenção para a internet do smartphone, o que sempre acontece em seminários. Com isso em mente comecei a pensar no que fazer. Comecei a fazer umas perguntas a mim mesmo para tentar me ajudar na construção do meu oral test. A primeira pergunta que me fiz foi: "Por que falar sobre a banda Coldplay?" A resposta foi: "Eu quero mostrar para turma o quão profundo são as lestras das músicas e como elas sempre me fazem refletir quando as escuto". A segunda pergunta foi: "Como fazê-los ouvir todas as músicas que eu gosto em menos de 15 minutos?" Outra resposta: "Eles podem ler alguns trechos mais marcantes da discografia da banda". A terceira e ultima pergunta que foi mais difícil de responder. "De que forma mais criativa possível eu irei fazer a turma ler os trechos?" Eu confesso que fiquei um bom tempo pensando, pois construir algo criativo demora tempo para quem não tem um dom especifico para isso. Entretanto, ao olhar uns pedaços de e.v.a. que estavam entulhando o canto do meu quarto, uma luz acendeu na minha mente cansada: "Vou fazer uns brindes desse material e vou entregar para cada um deles". Mas logo depois eu refletir: "Como isso vai me ajudar com a ideia de usar as musicas do Coldplay?" Outra vez me confundi. O que fiz foi descansar a ideia original, e procurar no e.v.a um plano B. Na internet aprendi a fazer uns portar-retratos, pois era isso a coisa mais acessível para eu fazer com os materiais que eu tinha disponível. Foi então que outra lâmpada acendeu: "Eu posso colocar nos porta-retratos de e.v.a os trechos das minhas músicas favoritas e entregar para turma!" Eu pulei da cama de alegria e alívio com essa ideia. Todavia, uma flecha de sensatez me atingiu, então refletir e concluir que mesmo assim, com todo esse material e ideia, minha apresentação seria morna demais, pois eu só iria comentar sobre as músicas e entregar o porta-retrato.  Eu precisava colocar mais surpresas nisso. Foi quando eu fiz a quarta pergunta: "Como fazer a turma interagir com o material que vou confeccionar e acima de tudo falar em inglês?" E a resposta iluminou toda a minha mente escura com a falta de ideias: "Eles vão escolher o trecho da música e escreve-lo em um pedaço de papel e vão colocar no porta-retrato; eles vão ler e entregar para o coleguinha que acharem que tem a ver com aquele trecho, o coleguinha vai escolher outro coleguinha para entregar o material, e assim será feito até todos receberem um. Além disso, terão que falar uma frase pronta em inglês que eu vou escolher e de quebra irão dá um abraço em quem eles escolherem." GENIAL! Eu amei essa ideia!! E fiquei muito feliz por isso e surpreso também. Com a idealização do oral test pronta, era só partir para mão de obra. É importante lembrar do trabalhão que deu para recortar quase 30 porta-retratos, sem contar dos enfeites que tive que corta também para colocar nas beiras do porta-retrato, tive que dormir algumas vezes bem tarde pois a noite era o único momento que eu tinha livre, mas nada de tão desmotivador assim.
No dia da avaliação, eu estava super ansioso, pois eu queria mostra logo o meu trabalho rsrs. A professora foi decidindo as ordens das apresentações e acabei sendo o terceiro da turma. É importante ressaltar algumas apresentações que me marcaram muito, a primeira foi a do Ângelo, ele recitou um poema muito lindo em inglês acompanhado de um vídeo muito lindo também e emocionante, a entonação da voz do Ângelo super expressiva ajudou muito a turma a comprar a ideia do poema! Eu fiquei super tocado por isso, me segurei para não chorar! Outra apresentação que me surpreendeu foi a do Phelipe, ele mostrou seus dotes do canto e todos ficaram surpresos, ele deixou a timidez de lado e soltou o gogó, toda a sala cantou junto com ele, foi a apresentação que encerrou o dia e com qualidade! Ele cantou a musica Radioactive, sucesso de Imagine Dragons. A terceira que me surprendeu bastante também foi vê a evolução do Matheus em falar em ingles. Ele estava um tanto nervoso, mas ele falou com bastante segurança pareceu que ja fazia aquilo por bastante tempo, o único problema que posso ressaltar é que ele falou algumas vezes baixo demais, mas nada que atrapalhasse totalmente seu desempenho, desempenho esse que está em evolução positiva. Ele falou sobre sua cantora favorita, Britney Spears. 
     Sobre a minha apresentação eu posso dizer que foi um dos dias mais bonitos que vivenciei em sala de aula, a minha ideia fluiu como água, graças aos meus amigos e colegas que participaram. Vê-los realizando aquilo que eu idealizei no meu quarto foi muito, muito gratificante. A professora super gostou também e até pediu permissão para realizar a mesma atividade com outras turmas que ela tem, além disso, disse que eu tenho capacidade de ser um ótimo professor por conta do fator criatividade que eu apresentei ter. (Bom, eu me esforço para ser criativo ahaha). O único ponto negativo que posso ressaltar sobre a minha apresentação foi que ela durou quase 30 min. 
     Portanto, dentre todas as disciplinas do segundo semestre de 2018, Inglês 2 só podia ocupar o meu primeiro lugar. Ela está confortavelmente no meu top 1. Justamente por me permitir sair da zona de conforto e me fazer experimentar sentimentos de gratidão e felicidade nunca antes vivido por mim em sala de aula. Deixo registrado aqui nesse post, meu eterno obrigado a professora Lídia Alcântara.


Obs: A frase que eu escolhi para ser dita pela turma na atividade foi:
I choose .......... because he/she is very ............. 
e eles nao poderiam usar o mesmo adjetivo. Eu ia anotando no quadro os adjetivos usados para ser um lembrete em não repeti-los. 

Obs²: Como o abraço era algo que eles tinham que fazer, então pôde ser visto uma interação social que, até então, alguns não tinham praticado uns com os outros, então foi muito lindo de ver. Além de que alguns se identificaram com os trechos recitados. 

obs³: Eu escolhi as minhas 3 musicas favoritas de cada album do Coldplay e fiz uma lista com os trechos no papel A4, imprimi 30 folhas e entreguei uma para cada aluno. Usei o Canva para realizar essa parte da atividade. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23 de maio, 2018

Pacataca 2019

FRANCÊS INSTRUMENTAL, A PRIMEIRA FRUSTRAÇÃO