FRANCÊS INSTRUMENTAL, A PRIMEIRA FRUSTRAÇÃO

     Dentre todas as disciplinas do semestre, essa e mais outra disciplina foram as que eu mais fiquei curioso e com vontade de estudar. Quando vi que Francês Instrumental estava dísponivel para matrícula no site do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão Atividades) eu dei um pulo da cama e logo adicionei essa disciplina na minha grade. A partir de então, não parava de pensar em estudar logo francês. Eu fui pesquisar na internet como que se leciona alguma língua estrangeira instrumental para poder saber o que me aguardava, e descobri que nesses tipos de aula, o professor não ensina gramática em si, ele te prepara apenas para interpretar textos. Eu não fiquei muito desapontado, pois o que me confortava é que de forma ou de outra eu iria me envolver num cotexto novo de língua estrangeira e eu só pensava nisso. Como eu só funciono acompanhado de gente (odeio ficar só) eu chamei logo alguns amiguinhos de sala para fazerem junto comigo, uma vez que a disciplina era optativa e podia acontecer que só eu escolhesse fazer. Então, o meu amigão do peito, Phelipe, resolveu se juntar a mim nessa aventura acadêmica e logo após veio o Júlio. Então, na mesma noite as nossas matrículas estavam super concluidas. Um grande porém disso tudo é que a disciplina começaria às 7:30 e duas vezes por semana, eu só consegui me projetar morto de sono tentando acordar cedo para chegar no horário, pois eu moro muito longe da UFPa. Mas, nada que um "eu me acostumarei" não resolvesse ou vocês acham que sair da zona de conforto é facil? Não é não! Mas, sempre o resultado é recompensador. Isso é garantido.
     Porém, como nada é perfeito, a minha matrícula foi indeferida e eu fiquei doido da cabeça! Eu não queria aceitar! Meus amigos ficaram também porque, ao contrário da minha, a deles foi deferida e eles iriram fazer a disciplina sozinhos sendo que eu que tinha os convidado. Eu fiquei mais mordido ainda porque eu realizei a minha matrícula bem antes da deles, e acabei ficando de fora, coisa que não entendi mesmo. Mas no fim, a turma não foi preenchida por completo e abriram vagas novamente, gracas a deus, dessa vez ela foi deferida! E então tudo ficou na tranquilidade dos santos. Então, tudo deu certo! Só que não. O primeiro dia de aula foi um banho de água fria. O professor José não sabia deixar a aula interessante e eu não conseguia ficar prestando atenção, uma vez que o sono me pegava bonito. Meus amigos também reclamaram da didática do professor. Ele era muito 'parado', falava lento e baixo, além de sempre chegar atrasado. No segundo dia de aula, a mesma coisa. Quase isso me fez desistir de voltar na segunda semana. Fiquei bem frustrado porque eu esperava muito dessa disciplina e acabou que as minhas espectativas não foram correspondidadas. 
       Porém, algo savou meus amigos e eu, e acredito que a turma também. O professor teve que se ausentar por motivos de saúde e uns estagiários vieram assumir o lugar dele temporariamente e foi ai que tudo mudou. Os estágiários eram muito mais empenhados em lecionar algo agradável aos alunos. Traziam vídeos, nos apresentavam a novos artistas musicais, filmes, faziam várias atividades em francês, abriam espaços para a turma opinar sobre as respostas das questões. Além de terem ensinado um pouco de gramática. Eu amei! Foi então que aprendi algumas coisas em frances, como: Je m'apelle Murilo et je mange un pomme (eu me chamo Murilo e eu como uma maçã), Je suis un homme et tu et un femme (eu sou um homem e tu és uma mulher). Aprendi outras também e com isso aprendi alguns vocabulários básicos da língua. Dessa forma, eu queria aprender mais e fora de sala, foi então que baixei o duolingo e lá aprendi de forma bem divertida muito mais de frances! Super recomendo esse aplicativo.
      Na minha primeira avaliação eu me sai bem! Sobre ela, posso dizer que estava um tanto fácil. O texto não era tão dificil e as perguntas eram razoáveis. Tinham umas duas perguntas que eu não respondi corretamente porque não as interpretei direito e isso fez meu conceito ser Bom. Meus amigos se sairam bem tambem, tiraram o mesmo que eu.
     Depois dessa prova, os estagiários se despediram e deram o lugar de volta ao professor oficial da disciplina. Para ser sincero, eu não queria que ele voltasse. Mas, nada é como queremos, e com ele voltou também a monotomia das aulas. Se tem alguma coisa que esse professor me ensinou foi tentar fazer com que minhas aulas não sejam iguais as dele, quero que se pareça com a dos estágiários. Mas, diferente do inicio, as aulas dele agora já apareceu com músicas para conhecermos, umas atividades mais elaboradas. Mas nada que tirasse a fama dele que eu conheci. Mas não pense que ele é um péssimo professor, mesmo que eu tenha lhe induzido a pensar dessa forma. A questão é que eu estou numa universidade e eu não quero achar parecido os professores de lá com os do meu ensino médio e também meu primeiro semestre foi cheio de professores incriveis, então querendo ou não acabei sendo exigente e com razao. Voce não acha, caro leitor?
     A minha segunda avaliação foi tranquila também, o texto era parecido o da primeira avaliação, no que diz respeito ao nível de dificuldade. Entretanto, errei a mesma coisa: Interpretei algumas questões erradas, por isso meu conceito foi Bom, assim como o conceito final. Com essas avaliações, percebi que tenho que melhorar minha atenção, cair no mesmo erro duas vezes não dá! Isso é algo que irei melhorar. Já estou pesquisando sobre.  
     Enfim, mesmo que tenha acontecido alguns percalços nessa disciplina, ainda assim, consegui me apaixonar pelo idioma e não vejo a hora de comecar o curso livre de francês.  
      Portanto, essa disciplina, dentre as cinco de 2018.4, está no meu top 4. 
      
      Então é isso, galerinhas! Vejo vocês no próximo post.
      À plus tard! Bisous!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23 de maio, 2018

Pacataca 2019