FUNDAMENTOS DA LINGUÍSTICA, A PROFESSORA EXIGENTE

     No semestre, sempre tem aquela disciplina cujo professor todos têm medo. No meu segundo semestre de 2018 não foi diferente, a disciplina Fundamentos da Linguística nos trouxe vários momentos de arrepiar, liderados pela professora Eulália. Ela desde o início se mostrou um professora de responsábilidade e comprometimento com a turma e principalmente sua disciplina, pois logo no primeiro dia de aula falou que o principal motivo de estar em sala não era o salário, mas sim o fato de dar aula já que é a sua paixão, pois caso contrário, já teria se aposentado, dito isso, começõu a explicar como seria o nosso semestre com ela e a tensão começa junto. 
     A professora eulália disse que nos avaliaria por dois métodos: uma prova avaliativa, um seminário e alguns trabalhos que seriam requesitados durante os dias (ah se não fossem esses trabalhos!! alguns estariam bem tristes rsrsr). A prova em si não foi muito trabalhosa, até que estava bem fácil e acesível, porém houve quem tirasse regular e outros insuficiente. Para alguns a professora aliviou nas perguntas, para outros ela pegou pesado, era o que diziam. Pra mim ela só perguntou o que passou em sala, o óbvio não é? Minha experiência com essa prova foi mista, logo ao ler a primeira questão eu dei um largo sorriso pois eu sabia a resposta, o sorriso permaceceu até eu ler a 4 questão ai ele deu lugar ao desepero e lágrimas rsrs mas nada que me prejudicasse tanto assim.
      O seminário que foi um peso pesado. O método que a professora utilizou para decidir a ordem das apresetações que supreendeu alguns, ela iria fazer um sorteio no dia das apresentações e o grupo sorteado seria o grupo da vez, dessa forma todos estariam prontos no dia só esperando a sua vez, eliminando qualquer tipo de procrastinação. Que genial! Eu particularmente não imaginei algo parecido. Com certeza, o seminário dos meus futuros alunos serão sorteados assim. Obrigado professora! Porém, meu grupo (Lucas, Matheus e Phelipe) foi a exceção da vez, pois meu amigo Phelipe fazia parte de um coral francófono e eles iriam se apresentar no mesmo dia do seminário, então a professora nos liberou para apresentar na próxima semana. Ufa!! Alguns grupos se apresentaram no mesmo dia que o meu, uma vez que não deu tempo para todos no dia marcado.
      O Nosso medo derivava da personalidade da professora, pois ela é daquelas que sempre fala o que pensa e às vezes a forma de nos aconselhar se confunde com nos ralhar rsrs ela mesma uma vez disse que ela não estava nos brigando é apenas o tom de voz dela. E a gente estava com o frio na barriga caso ela agisse assim durante as considerações das apresentações. Eu por exemplo iria cair para trás se eu falasse algo de errado e ela fosse me 'aconcelhar' na frente dos amiguinhos rsrs, mas graças a Deus nada disso aconteceu, tudo ocorreu na santa paz dos santos. Amém. Vale ressaltar um outro método ultilizado por ela: ela insistiu que os alunos fizessem as considerações  junto com ela, nós iriamos ressaltar o que gostamos nas apresentações, as curiosidades, iriamos elogiar caso gostassemos ou não e dizer o por quê, dessa forma nós teríamos que prestar a devida atenção e evitaria que alguns ficasse navegando na internet, o que é muito comum nessas situações. Outro obrigado, professora! No entanto, isso trouxe alguns sabores amargos para dentro de sala, mas um tanto saborosos rsrs vou exlplicar o que houve: Desde o primeiro semestre há uma richa entre dois alunos uma girl e um boy e ela vai se estender até terminar o curso pelo visto, pois nesse semestre ela se agravou mais ainda. O boy, como pediu a professora, avaliou a apresentação do grupo da girl, ressaltando os pontos positivos e negativos. O ponto negativo (o positivo não precisa ser mencionado aqui né?! rsss) que ele ressaltou foi que o grupo dela falava demasiadamente a partícula "né" e isso, de acordo com ele, é um incômodo para os ouvintes. A girl levou para o pessoal, e ela sendo uma swiftie (fan da cantora Taylor Swift) incomporou o albúm Reputation e preparou sua vingancinha. Quando o boy terminou a sua apresentação, ela também deu sua contribuições, disse que o grupo dele falava muito a partícula "aí" e isso era um incomodo e que deveriam ter explorado melhor o assunto e tudo ficou um pouco corrrido demais. Ai! O clima ficou pesado em sala e todos perceberam que não era apenas um consideração, era um olho por olho. A professora fez a egípicia e tentou seguir com a aula sem dizer muita coisa, só disse que não concordava com a girl, falou o porquê, mas agradeceu a opnião dela. Eita, eita!
       Apesar desse pequeno momento amargo, a disciplina foi muito importante para nós graduando de Letras - Ingles, pois conhecemos grandes personagens da linguistica como Saussure, Chomsky, Vygostky e importantes assuntos como funcionalismo, estruturalismo, gerativismo, as dicotomias de Saussure, conceitos de língua e linguagem, gramática universal. Era um passeio sem freios pelos conhecimentos da linguagem. Ressalto aqui a habilidade da professora em passar o assunto, sem confusões, direto, acessível e sempre disposta a repetir caso alguém não entendesse alguma coisa (eu).
       Sendo assim, essa disciplina foi um bem meu mal, e no termino do semestre todos recebemos nossos conceitos (tirei Bom) e estavamos livres da professora! Só que não, ela disse que voltaria a nos dar aula em Fonética (muitos dizem que essa disciplina é o terror das letras). Ai! Isso foi um baque para todos. Mas depois eu pensei melhor, para uma disciplina que todos reclamam, mas que é muito importante para o curso, nada melhor do que uma professora como a Eulália para nos ensina-la. 
Então, posso dizer que, dentre as cinco disciplinas, essa está no meu top 2. E que venha o próximo semestre!

obs: A professora nos deu uma dica para não escrever torto no quadro: É só escrever com o corpo bem próximo do quadro, assim vc tem mais noção da linha reta da frases. Genial!

obs²: A professora pedia que escrevessemos nossos nomes em uma plaquinha de papel e colocassemos na mesa para que ela pudesse lembrar nossos nomes. Essas plaquinhas são o que vão me salvar quando eu for professor para saber o nome dos alunos rsrs (eu vi isso no semestre passado também com outra professora).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23 de maio, 2018

Pacataca 2019

FRANCÊS INSTRUMENTAL, A PRIMEIRA FRUSTRAÇÃO