25 de Abril, 2018


    A aula de hoje foi muito produtiva igualmente às anteriores. A professora nos fez aprender através da leitura de um texto e de uma atividade bem inusitada chamada de dominó sobre as estratégias diretas (memoria, cognitiva e compensação) e indiretas (metacognitivas, afetivas e sociais) do aprendizado. Isso é um estudo realizado pela faculdade de Oxford e muito bem utilizado pela professora Vera Menezes em seu artigo. Vou comentar um pouco sobre a atividade: A professora dividiu a turma em três grupos de seis pessoas e entregou a a cada um deles seis papeis. Nesses papeis cada um do grupo trabalharia com eles de forma diferente. Dois teriam que realizar um desenho cada, outros dois teriam que escrever uma palavra chave e os últimos teriam que escrever um trecho importante. O texto da Vera Menezes seria usado como referencia para essa atividade. Ao termino, os grupos deveriam unir os papeis um no outro como se os papeis fossem dominós de forma que houvesse uma conexão teórica entre eles. Um de cada grupo faria assim até que se acabassem os papeis. Todos foram bem participativos o que fez a atividade funcionar em sua totalidade. Posso dizer que ela me ajudou e muito pois eu aprendi de forma que nunca aprendi antes. Isso é tão verdade que estou relatando alguns detalhes de dias atrás (coisa que geralmente esqueço rápido). Lembro como se fosse ontem, mas já se passaram nove dias, e as memorias estão fresquinhas. (ah, guarde esse comentário).

   Agora, irei explicar cada uma das estratégias. Vale ressaltar que eu nunca tinha ouvido falar delas e ainda bem que eu soube delas. Elas são como uma luz num quarto escuro para qualquer educador que ama sua profissão.Vou começar falando de cada uma delas, primeiro das indiretas. O motivo é simples, esse blog faz parte de uma delas. Acertou quem disse Metacognitiva. Isso mesmo! Essa estratégia indireta tem muito a ver com planejamento, controle e avaliação da aprendizagem. Isso é uma coisa que eu nunca fiz desde que comecei a estudar, não lembro de ter feito algo parecido. E justamente por isso criei esse blog, para que de forma bem intuitiva e criativa (eu acho rs) começasse a relatar os fatos que acontecem em sala de aula, as novas informações que obtive e etc. Dessa forma estarei avaliando  as coisas que aprenderei em sala de aula, certeza que isso vai me ajudar bastante. A próxima estrategia é a Afetiva, essa tem haver com controle de emoções, utilizar algo de nosso gosto a favor do aprendizado, criar valores e motivações. Nessa tenho um pouco de falhas, porque justamente quando to nervoso eu começo as esquecer o que aprendi e começo a gaguejar e errar, mas confesso que de uns tempos pra cá isso tem me acontecido com menos frequência, já apresentei trabalhos em sala e não perdi a fala e muito menos o que estudei; outra coisa que faço muito é aprender com musicas e filmes. Amo essas coisas e utilizo elas como uma maneira de aprender mais. Por ultimo, temos a Social que é a interação e cooperação com os outros. Até hoje tenho duas pessoas que conversam comigo em ingles. Uma é brasileira e a outra é Marroquina. Conheci-os através do whatsapp, e isso me ajudo e muito! A minha pronuncia e dicção começou a ser mais fluida, claro que precisa melhorar, mas sinto que houve uma evolução considerável. E é justamente o que essa estratégia pede: a relação social com outras pessoas para que se possa produzir língua com mais espontaneidade possível.
     Nesse momento quero que você, caro leitor, lembre daquela frase que eu disse lá no primeiro parágrafo: "(...) e as memorias estão fresquinhas." Mas por que? eu respondo: ela tem muita relação com a próxima estratégia direta. Ela mesma, a Memória: armazenagem e recuperação de informações novas. Essa é a mais utilizada, e esse blog também serve como uma atividade que ajuda a exercer essa estratégia. Já que eu, nesse momento, estou lembrando de mais ou menos tudo o que foi feito e aprendido em sala. Minha mente está a mil. Gracas a Deus tive essa ideia, vou utilizar de duas estratégias durante todo do dia. Meu aprendizado vai ser bem mais rápido do que eu pensava. Pelo menos é o que eu espero rs. A próxima estratégia direta é a de compensação: apesar das limitações que possam existir, eu consigo ter um auxilio da compreensão e produção da nova língua. Posso dizer que estou bem com essa, pois, já li 4 livros em inglês, e não tive grandes dificuldades na compreensão da leitura. Quando me deparava com alguma palavra que eu não conhecia, eu conseguia ter uma noção de seu significado através do contexto em que ela estava inserida. Eu apenas a grifava e procuraria bem mais tarde se aquele significado era mesmo o que eu tinha pensado que fosse. Por fim, a ultima estratégia direta é a Cognitiva: compreender e produzir frases através da manipulação e transformação da língua alvo pelo estudante. Eu também não tenho dificuldades em utilizar essa estratégia, visto que estou diariamente falando frases aleatórias olhando para o espelho como forma de exercitar a língua. Sempre arranjo uma forma de me expressar em inglês. Meus familiares estão quase aprendendo a língua justamente porque eu vivo me expressando assim. 
    Então é isso. Apresentei nesse post um pequeno resumo da aula que tive de Aprender a Aprender. Espero continuar comentando as próximas aulas. Ah! Esqueci de dizer que esse blog surgiu por causa de uma atividade que a professora Allana de Melo passou em sala, porque ela queria que montássemos um  plano relatando nossas estratégias fracas e mostrasse depois uma solução para isso. E Bam! O blog came out. 
Até a proxima.
Bye!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23 de maio, 2018

Pacataca 2019

FRANCÊS INSTRUMENTAL, A PRIMEIRA FRUSTRAÇÃO