09 de Maio, 2018

    Começo esse post dizendo que a aula hoje foi: Linda! A estratégia da professora Allana de apresentação oral de um grupo a cada aula segue produzindo frutos e que frutos incríveis! A dupla Ângelo e Phelipe abusaram da criatividade e souberam realizar a tarefa com a essência exata que a professora queria desde quando ela falou sobre essas apresentações. Eles foram vestidos de mímicos. Totalmente a caráter. Rosto pintado de branco, os olhos contornados de preto, a boca pintada de vermelho, as roupas com suspensório e com aquele detalhe típico: uma gota de lagrima desenhada na bochecha. A atenção estava voltada para eles. As atividades que eles propuseram foram duas: um jogo da memoria e outro de adivinhação. O primeiro consistia em associar uma figura ao nome em inglês correspondente. O segundo, a pessoa escolhida deveria pegar um dos balões que estavam pendurados na parede, estourá-lo e ler o que estava escrito nele, no papel continha uma gíria dos EUA  e o objetivo era adivinhar o significado dela. Caso a pessoa não soubesse ela poderia pedir um ajuda aos mímicos.  Tudo foi muito divertido e dinâmico, e a dupla foi sábia em escolher os beginners para brincar, uma vez que eles devem ser os alvos das atividades. Mas, não para por ai, ao termino das atividades eles falaram um pouco sobre motivação e ainda fizeram uma pequena encenação do filme Em Busca da Felicidade. Essa foi a gota d'água, onde todos da sala se emocionaram. É importante dizer que o aprendizado deixado nessa apresentação foi muito além do "aprender inglês", coisas como: nunca desista dos sonhos; você é capaz; sou teu amigo; você é muito especial e etc, foram aprendidas ali naquele momento e que serão perpetuadas pelo resto da vida. Pode-se acrescentar que o nível de criatividade das apresentações ficou altíssimo. Começou com o nível "okay" do meu grupo e do Júlio, e agora disparou com a do Ângelo e Phelipe. O que dificulta mais para os próximos colegas em superarem essa última. Estou curioso! Depois que todos se acalmaram, a professora retomou seu lugar em frente ao quadro branco e trouxe suas considerações sobre a apresentação da dupla. É importante ressaltar que umas das coisas que ela disse e que eu fixei na minha mente foi: "Você está sendo auxiliado por alguém hoje, agradeça e aprenda, pois mais tarde você terá que auxiliar alguém." Nossa! Que aprendizado que eu tive nessas horas!
    Logo após tudo isso, a professora iniciou a aula falando justamente sobre motivação. Para isso, realizou uma leitura dinâmica do texto "A Motivação na Aprendizagem da língua inglesa" de Dorildes Michelon. Leitura essa que consistia em que cada parágrafo seria lido por um aluno escolhido aleatoriamente (mais uma técnica que aprendi) utilizando esse tipo de leitura a sala toda pode se envolver sem se tornar algo cansativo, pois como a escolha do próximo aluno-leitor do parágrafo é aleatória, obrigatoriamente, todos deverão estar atentos ao texto. A finalidade disso era que ao término da leitura, nós iríamos ao laboratório de informática criar um infográfico desse texto para que isso pudesse ser divulgado na rede social Facebook. Mas, não seriam todos os infográficos e sim aquele que a professora julgasse o mais completo e criativo. Por conta do horário, não podemos terminar a leitura do texto em sala, e por consequência, não conseguimos também terminar o infográfico. A conclusão dessa atividade ficou para a próxima aula. Na verdade, o infográfico deveria ser publicado no grupo do Whatsapp da turma antes da próxima aula dela. Vou mencionar aqui a forma que a professora escolheu os grupos para a realização dessa atividade: Lembram dos palitos de picolé que ela trouxe na aula passada? Pois é, eles foram utilizados hoje. Por sorteio um aluno tirava um picolé, e o nome que estivesse escrito ali seria seu parceiro daquela atividade. Fui tirado pela Duda s2.
    É incrível como em cada aula eu consigo aprender várias estratégias de aprendizagem, atividades inusitadas e objetivas, até coisas sobre mim mesmo que eu não sabia. A aula de hoje de todas que já tive na UFPA foi a que mais mexeu comigo positivamente seja como disciplina de inglês como ministração motivacional.  Essa aula é preciosa! Todo educador deveria participar dessa disciplina. 
     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23 de maio, 2018

Pacataca 2019

FRANCÊS INSTRUMENTAL, A PRIMEIRA FRUSTRAÇÃO