03 de Maio, 2018

    A aula de hoje foi mais tranquila, porque a explicação do assunto foi através de slides. Mas, mesmo assim não perdeu o brilho da aula. Digo isso porque as aulas da professora Allana sempre foram cheias de atividades criativas e objetivas. Ela começou a aula utilizando os trabalhos solicitados na aula passada. Em grupos de quatro pessoas, ela pediu que discutíssemos sobre as atividades que nos ajudam a melhorar as nossas estratégias fracas de aprendizagem. Compartilhei com meu grupo sobre o método de Cícero e a criação desse blog, que diga-se de passagem, a professora amou a ideia do blog e já me deu umas dicas sobre o portfólio. Gostei muito também das ideias dos demais, uns criaram placas personalizadas com frases, palavras novas e algumas regras gramaticais para ajudar na estratégia direta - memória; outro descreveu em uma folha a estratégia que ele utiliza para aprender inglês, que consiste em ensinar o seu filho o que ele aprendeu em sala. Meu outro colega também descreveu em um folha a sua estratégia, a de escrever com desenhos as palavras novas que ele descobre. Toda essas ideias são muito criativas e com certeza em algum momento irei utiliza-las. Vale ressaltar que já estou utilizando as plaquinhas também.
    Logo após essa atividade, ainda em grupos, a professora distribuiu um texto que falava sobre autoavaliação e regulamentação. Não lembro do nome do artigo pois a folha não ficou comigo. Todavia, lembro que ele ressaltava a importância das pessoas se autoanalisarem para conseguirem detectar em si mesmas os defeitos e qualidades que possuem em relação à aprendizagem da língua inglesa, nos quesitos oralidade e audição, pois só assim, diz o texto, que teremos a capacidade de perceber se precisamos melhorar, ou seja, se regular.
    E para colocar em prática o que tínhamos lido, a professora pediu para utilizarmos o áudio que também foi solicitado na aula passada, e avaliarmos, nós mesmo, a nossa fluência, hesitação em falar, nervosismo e etc. E como base da avaliação ela nos entregou um papel com umas perguntas fazendo menção a aqueles critérios. Descobrir alguns pontos que eu não tinha percepção anteriormente, como por exemplo: Problemas com uns determinados sons (world e word), um pouco de estresse na fala e problemas com alguns podrões de falas. 
    Para quem não sabe, cada aluno deveria gravar um áudio em inglês explicando qual tópico da língua gostaríamos de aprender, seja um assunto gramatical, seja uma palavra nova, seja um assunto de moda, ou gastronomia ou geográfico, o que fosse, desde que fosse relacionado com a língua inglesa. Eu gravei sobre a expressão ain't. Eu realmente tinha duvidas quanto ao significado dessa palavra, confesso que mesmo assim nunca busquei tentar entende-la, com essa atividade tive motivação em estuda-la, e é importante dizer que esse contexto seria o próximo e ultimo tópico daquela aula.
    Utilizando-se de slides, a professora começou a falar sobre Motivação e comparou esse termo com uma montanha russa. A comparação se dá pelo fato de que nossas motivações ora estão em cima, ora estão embaixo. Nem sempre estaremos cem por cento motivados a querer estudar inglês, por exemplo. Porém, temos que encontrar forças de algum lugar para continuar, porque aprendizagem não pode parar nem enfraquecer. 
     Vale ressaltar que a professora não utilizou nesse dia um dos trabalhos que ela pediu: a avaliação que fizemos da narrativa dos colegas. Não sei se ela vai utiliza-lo na próxima aula. O importante é que ele entra muito bem no meu portfólio.

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