16 de Maio, 2018

     Hoje a aula começou com a analise de infográficos feitos por nós a pedido da professora na aula passada. A professora fez alguns avaliações e criticas construtivas sobre o material. O objetivo de produzirmos esse material é para conhecermos mais uma ferramenta que possa nos auxiliar na aprendizagem. Ela é bem objetiva e muito útil, uma vez que nela podemos armazenar um conteúdo qualquer utilizando poucas palavras. Como a professora mesma disse: Explicar muito com pouco. Pude perceber que, através dessa atividade, não apenas as palavras, mas imagens, cores e fontes quando juntos em sincronia conseguem passar com mais clareza e intuitividade o conteúdo desejado. Quando um desses itens estão em discordância com o todo, pode haver um problema no entendimento do assunto. Partindo desse principio, muitos de nós incorremos nesses erros. No meu, por exemplo, escolhi cores muito escuras que não dão um brilho desejado, além de não ser muito objetivo no conteúdo inserido, houve também a falta de imagens para ilustrar o material.  Como haverá um infográfico escolhido para ser publicado nas mídias sociais, então a professora pediu que fizéssemos uma segunda versão do material, com os erros a serem corrigidos e, depois de pronto, enviar no grupo de whatsapp da disciplina. 
    Após esse primeiro momento da aula, a professora iniciou suas atividades em grupos. Como na aula passada, o critério de grupos foi escolhido com o auxilio dos palitos de picolé. Meu grupo foi formado pelo Vicente, Duda, Júlio e Rafael.  A professora nos entregou duas folhas com vários conceitos de Autonomia. A ideia era de lermos, discutirmos e de decidirmos qual conceito dentre os 16 achávamos melhor explicado.  Dentre vários autores renomados, escolhemos esse: "Uma capacidade de distanciamento, de reflexão crítica, tomada de decisões e ações independentes. Pressupõe, mas também requer, que o aprendente desenvolva uma relação psicológica especial com o processo e o conteúdo de sua aprendizagem. (LITTLE, 1991, p. 4)". Baseando-se nisso, podemos perceber que autonomia é quando a pessoa se conscientiza da importância daquilo que ela está aprendendo e se responsabiliza por isso. Ela percebe que precisa aprender mais e evoluir na aprendizagem. Ações independentes quer dizer que somente a pessoa em si pode fazer algo pela sua aprendizagem. Ela pode precisar de terceiros em algum momento, mas quem sempre toma a decisão, o primeiro passo é ela mesma. E Por que capacidade de distanciamento? Pode-se entender que a pessoa precisa saber se afastar daquilo que está atrapalhando ou impedindo a aprendizagem. 
    A professora, então, recolheu os nosso papeis. E começou a ministrar a aula no quadro. Mostrou o que a autonomia significa e o que não significa. Em seguida, ela nos mostrou vários aplicativos que são muito importantes para a realização e/ou apresentação de trabalhos acadêmicos, como: Powtoon, Prezi, Silver e filmorago. E então, emendou com a nova atividade. Temos que procurar na internet outros aplicativos que possuem uma função parecida com esses mencionados anteriormente e fazermos uma curadoria, ou seja, apresentarmos-los como num passo a passo de forma organizada, intuitiva e clara para a sala mostrando as suas funções.
    Como de costume, a cada aula uma atividade nova e inovadora. Já estou as agendando para não procrastinar. Vale mencionar que hoje não teve as apresentações por causa de um contratempo com a equipe da vez. Adiou para a próxima semana. O problema é que terão muitas equipes para apresentar no mesmo dia. Será que vai ter tempo para o cronograma da professora? Veremos.      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23 de maio, 2018

Pacataca 2019

FRANCÊS INSTRUMENTAL, A PRIMEIRA FRUSTRAÇÃO